
Saúde Fetal
Nossos exames
Ultrassonografia morfológica
A ultrassonografia morfológica, também conhecida como ultrassom de segundo trimestre, é um exame detalhado que permite avaliar minuciosamente órgãos e o desenvolvimento do feto durante a gravidez. É realizado entre a 20ª e a 24ª semana de gestação e oferece informações valiosas sobre a anatomia do bebê.
Esse exame é capaz de identificar cerca de 70% das malformações congênitas, avaliar o crescimento adequado do feto, verificar o posicionamento da placenta, medir o volume de líquido amniótico, entre outros aspectos relevantes para a saúde e bem estar do feto.
Também pode ser realizada conjuntamente avaliação transvaginal da medida do colo uterino para avaliação de risco de parto prematuro.
Ultrassonografia de Translucência Nucal
A translucência nucal (TN) é uma medida realizada na região da nuca do feto durante o exame de ultrassom, entre 11 e 14 semanas. Esta medida estima o risco do feto ter algumas doenças genéticas, entre elas: as trissomias dos cromossomos 21 (Síndrome de Down), 18 (Síndrome de Edwards) e 13 (Síndrome de Patau). Fetos com malformações ou doenças genéticas possuem uma tendência a acumular líquido na região da nuca. Portanto, uma medida aumentada significa um aumento de risco.
Importante: a medida da translucência nucal não é um teste de diagnóstico. Portanto, ela apenas define se a paciente tem alto ou baixo risco para alterações genéticas. Para diagnosticar se o feto tem, por exemplo, a Síndrome de Down deverá ser realizada uma biópsia de vilosidades coriônicas ou amniocentese.